Foto: Achmad Ibrahim/AP

JACARTA – Um tsunami matou ao menos 222 pessoas, feriu 843 e deixou 28 desaparecidas no Estreito de Sunda, na Indonésia, neste sábado, 22, de acordo com autoridades locais. Foram atingidas praias no sul da Ilha de Sumatra e na parte ocidental da Ilha de Java por volta das 21h30 (12h30 em Brasília).

Tsunami na Indonésia

Foram atingidas praias no sul da Ilha de Sumatra e na parte ocidental da Ilha de Java Foto: Azwar Ipank / AFP

De acordo com as autoridades, o tsunami pode ter sido provocado por um aumento repentino da maré, provocado pela lua nova combinado com uma avalanche no fundo do mar após a erupção do vulcão Anak Krakatoa (o “Filho do Krakatoa”), que forma uma pequena ilha no estreito de Sunda. “A combinação provocou um tsunami repentino que atingiu a costa”, afirmou Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência nacional de gestão de desastres. Como a atividade sísmica foi leve, não foi emitido um alerta para a população.

Nugroho publicou um vídeo no Twitter que mostra o impacto do tsunami na região, com ruas alagadas e carros danificados. Na mensagem, ele alertou que o número de vítimas deve aumentar. As mortes foram registradas em três regiões: Pandeglang, Lampung do Sul e Serang. A área é muito frequentada por turistas.

 

 

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *